segunda-feira, 18 de abril de 2011

Triduo Pascal

  Faremos um pequeno resumo sobre o sentido do Triduo Pascal

No final do século IV, encontramos já organizado o Triduo Pascal.Santo Agostinho recomendava vivamente aos seus fieis.É a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa como sabemos é o centro do ano liturgico,fonte que alimenta nossa vida de fè. No principio o Triduo era :sexta-feira,sábado e domingo.Somente no Século VII que o Triduo se inicia com a "Ceia do Senhor" na tarde de quinta-feira,o que fica constituido da quinta-feira,sexta-feira e sábado santo,incluindob a vigilia pascal, formando assim as três datas uma unidade : A celebração do mistério pascal.
QUINTA-FEIRA- O Senhor celebra com os seus discipulos a última ceia no contexto judaico: a comemoração da passagem de Israel pelo Mar Vermelho.Cristo inaugura a nova Páscoa,a nova aliança e eterna,a de seu pão compartilhado co mseu sangue derramado pela remissão de nossos pecados.Eucaristia,Sacerdocio,mandato de amor e nova ´Páscoa do Senhor, coneúdos da missa da Ceia do Senhor.O transporte das Hóstias consagradas à uma urna para comunhão da sexta-feira Santa inicia-se no século XII.

SEXTA-FEIRA SANTA- Dia de Celebração da morte do Senhor, da Via sacra ,Não há missa neste dia.A celebração incorpora-nos a redenção de Cristo e a seu mistério de salvação universal:pela morte e pela vida.
Dia de completo jejum e silêncio

´SÁBADO SANTO- Ouvimos com alegria após a doce espera em oração na vigilia pascal o grito de vitória, a Vida venceu a morte . CRISTO RESSUSCITOU!! Terminou o combate da luz com as trevas ,onde CRISTO é A LUZ DO MUNDO.  DEMOS GRAÇAS A DEUS!!
                                                                                    (Pesquisa feita na revista CN /abril de 2009)

                                                                  Vamos viver intensamente esse dias de Vitória!!
                                                                             Abraços a todos e BOA PÁSCOA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário